quarta-feira, 5 de maio de 2010

Sobrenome Dias


Por Heliel Mateus Assunção Dias
Alguns deles oriundos de Espanha, com o sobrenome Diz. Pesquisas realizadas até o presente não O sobrenome Dias tem origem calcada em muitas descendências, formando diversos ramos colaterais, conseguiram comprovar qualquer ascendência nobre a Bartolomeu Dias, mas as mercês e armas outorgadas a ele passaram a seus descendentes.
O principal navegador da esquadra de Cabral era um marinheiro experiente, tendo sido o primeiro a chegar ao Cabo das Tormentas, como o denominou em 1488, ligando seu nome a um dos mais importantes acontecimentos da história das navegações. Não transpôs o Cabo em razão do motim dos tripulantes, que levou os demais superiores da embarcação a optarem pelo retorno.
Acompanhou a construção dos navios e integrou a esquadra de Vasco da Gama em 1499. O sucesso da descoberta do caminho marítimo para a Índia levou o rei D. João II a rebatizar o Cabo das Tormentas, chamando-o de Cabo da Boa Esperança.
A carta de Pero Vaz de Caminha faz diversas referências ao navegador, apontando para a confiança que o capitão-mor tinha em Bartolomeu Dias. Quando a armada de Cabral navegava em direção ao Cabo, após sua estada no Brasil, um forte temporal causou o naufrágio de quatro naus, estando entre elas a de Bartolomeu Dias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário