quarta-feira, 5 de maio de 2010

Sobrenome Spindola

Por Vinícius Spindola Barroso

A família SPINOLA, é uma das 28 ilustres famílias da antiga nobreza que dominaram no passado a história de Genova , durante o longo período áureo da sua história marítima ,comercial e guerreira.
Os SPINOLAS , descendem de IDO Visconti Genova , nobre cavaleiro da Germânia , que fundou a família Visconti di Manesseno , ancestrais da família SPINOLA , e que governaram Genova no século X.
IDO , veio da Germânia em 951 , no séquito de seu primo OTÃO I , conquistar a ITÁLIA ,tendo ficado nos territórios conquistados do Norte da ITÁLIA , como vassalo e representante do seu senhor OTÃO I , que a partir dessas conquistas , se passou a designar IMPERADOR do SACRO IMPERIO ROMANO-GERMANO.
O bisneto de IDO, chamado de GUIDO ou GUIDONE , foi o fundador da família SPINOLA , participou nas hostes militares da 1ª Cruzada , aonde adquiriu o cognome de SPINOLA , porque trouxe com ele de JERUSALEM na TERRA SANTA ,um espinho da sagrada coroa de espinhos de JESUS CRISTO , que depois ofereceu á Virgem da Igreja da Sra das Vinhas em Genova , Igreja essa , dedicada á família SPINOLA.
É devido a esse facto histórico , que a família de GUIDO , passou a ter o cognome de SPINOLA , e o seu escudo heraldico , uma “ spinula “.
GUIDO SPINOLA , cavaleiro Templário , que já era Visconti , tornou-se uma grande celebridade em Genova , aonde foi eleito Consul de Genova , desde 1102 até 1122.
A maioria dos descendentes de GUIDO , foram personagens famosas e poderosas , que em muitas ocasiões foram os principais protagonistas da História de Genova , e demais reinos na Europa Medieval.
Durante o período , do século XII ao XIV , vários SPINOLA ( 14 ) foram Cônsules soberanos ( 29 vezes ) da Republica de Genova.
Em 1190 , GUIDO SPINOLA comandou uma frota Genovesa , na 3ª Cruzada , sendo depois eleito por várias vezes Cônsul Soberano. Posteriormente foi nomeado Embaixador em várias missões de Genova.
GIOVANNI SPINOLA , foi uma personagem política muito brilhante e em 1227 foi eleito Podestá Soberano (Suprema autoridade municipal ) como muitos membros da família SPINOLA o foram desde então.
Desde os antepassados , existe uma longa história de personagens ilustres , que deram prestigio e enobreceram a família dos SPINOLA.
Uma delas , foi o famoso OBERTO , Cônsul e Embaixador , perante o IMPERADOR FREDERICO I ( o Barba-Ruiva) nos anos de 1158 a 1166. Existe outro OBERTO , que também foi Cônsul e Embaixador em Veneza em 1212.
GUGLIELMO SPINOLA , em 1242 chefiou o partido Gibelino de Genova
OBERTO SPINOLA , em 1256 mudou o governo da Republica de Genova.

2 comentários:

  1. Olá, Vinícius! Estou com um Grupo no Facebook também, onde tento levantar a árvore genealógica da família depois que os descendentes genovêses saíram da Itália para Portugal, Espanha, Brasil, etc.
    Minha filha encontrou esta página, e eu aproveito para convidá-lo a participar da minha. Temos muita história pesquisada lá, nos álbuns de fotos.
    https://www.facebook.com/groups/259963087428580/

    ResponderExcluir
  2. Não estou conseguindo me adicionar ao seu blog.

    ResponderExcluir