quarta-feira, 5 de maio de 2010

Sobrenome Rodrigues


Por Jonatham Lucas da Costa Rodrigues




Rodrigues

Sobrenome de origem patronímica bastante abundante, tanto quanto era o nome próprio Rodrigo ou Rui que o originou nos séculos XIV e XV. O sufixo-ES (espanhol) ou-ES (português) é de origem germânica, visigótica e é uma forma de identificar parentesco paterno. Tanto na península ibérica visigótica quanto em outras culturas germânicas, era comum formar um sobrenome de um indivíduo a partir do primeiro nome do pai com os sufixos patronímicos -as, -ES, -is ou -os. Dessa maneira surgiram sobrenomes paternais como Rodrigues (filho de Rodrigo) ou Rodríguez (espanhol). Por este motivo, inúmeras são as famílias que o adotaram por sobrenome sem existirem os menores laços de consangüinidade entre elas.
Isso não impede que algumas dentre elas ascendesse à nobreza da fidalguia de cota de armas, o que sucedeu particularmente com três. Teremos assim, e para começar, a que procede de um desconhecido Martim Rodrigues, cujas armas figuram já no Livro do Armeiro-Mor. Armas: De ouro, cinco flores-de-lis de vermelho, postas em aspa; chefe de vermelho, carregado com uma cruz florenciada e vazia de ouro. Timbre: um leão de ouro nascente, carregado com a flor-de-lis do escudo na espádua.
No mesmo armorial vêm mencionadas e iluminadas as armas de André Rodrigues de Áustria, sendo esta designação certamente proveniente do fato dele ter vivido na Áustria ou ali ter ido numa missão qualquer.
Armas: escudo partido, sendo o primeiro de ouro, meia águia bicéfala de negro, e o segundo de vermelho, duas faixas de prata. Timbre: uma cabeça e o pescoço de uma águia de negro, armada de ouro lampassada de vermelho.
O bacharel António Rodrigues, douto letrado que sucedeu a Jean Du Cros no oficio de Rei d'Armas principal de Portugal, também tinha armas:
Armas: Escudo partido, sendo o primeiro de negro, meia águia de ouro estendida, e o segundo de prata, uma faixa de vermelho, acompanhada de duas pombas de púrpura, voantes, uma em chefe e a outra em ponta. Não se lhes conhece o timbre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário