quarta-feira, 5 de maio de 2010

Sobrenome Spindola

Leonardo Antonio Spindola dos Santos

HISTÓRIA dos SPINOLA - SPINDOLA - ESPINOLA - ESPINDOLA

A familia SPINOLA, é uma das 28 ilustres familias da antiga nobreza que dominaram no passado a história de Genova , durante o longo periodo aureo da sua história maritima ,comercial e guerreira.
Os SPINOLAS , descendem de IDO Visconti Genova , nobre cavaleiro da Germânia , que fundou a familia Visconti di Manesseno , ancestrais da familia SPINOLA , e que governaram Genova no seculo X.
IDO , veio da Germânia em 951 , no séquito de seu primo OTÃO I , conquistar a ITÁLIA ,tendo ficado nos territórios conquistados do Norte da ITÁLIA , como vassalo e representante do seu senhor OTÃO I , que a partir dessas conquistas , se passou a designar IMPERADOR do SACRO IMPERIO ROMANO-GERMANO.
O bisneto de IDO, chamado de GUIDO ou GUIDONE , foi o fundador da familia SPINOLA , participou nas hostes militares da 1ª Cruzada , aonde adquiriu o cognome de SPINOLA , porque trouxe com ele de JERUSALEM na TERRA SANTA ,um espinho da sagrada coroa de espinhos de JESUS CRISTO , que depois ofereceu á Virgem da Igreja da Sra das Vinhas em Genova , Igreja essa , dedicada á familia SPINOLA.
É devido a esse facto histórico , que a familia de GUIDO , passou a ter o cognome de SPINOLA , e o seu escudo heraldico , uma “ spinula “.
GUIDO SPINOLA , cavaleiro Templário , que já era Visconti , tornou-se uma grande celebridade em Genova , aonde foi eleito Consul de Genova , desde 1102 até 1122.
A maioria dos descendentes de GUIDO , foram personagens famosas e poderosas , que em muitas ocasiões foram os principais protagonistas da História de Genova , e demais reinos na Europa Medieval.
Durante o periodo , do seculo XII ao XIV , vários SPINOLA ( 14 ) foram Cônsules soberanos ( 29 vezes ) da Republica de Genova.
Em 1190 , GUIDO SPINOLA comandou uma frota Genovesa , na 3ª Cruzada , sendo depois eleito por várias vezes Cônsul Soberano. Posteriormente foi nomeado Embaixador em várias missões de Genova.
GIOVANNI SPINOLA , foi uma personagem politica muito brilhante e em 1227 foi eleito Podestá Soberano (Suprema autoridade municipal ) como muitos membros da familia SPINOLA o foram desde então.
Desde os antepassados , existe uma longa história de personagens ilustres , que deram prestigio e enobreceram a familia dos SPINOLA.
Uma delas , foi o famoso OBERTO , Cônsul e Embaixador , perante o IMPERADOR FREDERICO I ( o Barba-Ruiva) nos anos de 1158 a 1166. Existe outro OBERTO , que tambem foi Cônsul e Embaixador em Veneza em 1212.
GUGLIELMO SPINOLA , em 1242 chefiou o partido Gibelino de Genova OBERTO SPINOLA , em 1256 mudou o governo da Republica de Genova obrigando os Guelfos a abandonar o governo da cidade, e nomeando GUIDO SPINOLA e NICCOLO DORIA como CAPITÃES do POVO.
Estes CAPITÃES do POVO , conduziram GENOVA ao epogeu da sua glória na história .
E a HISTÓRIA proseguiu inexorável no tempo.
Durante os séculos seguintes , os vários familiares SPINOLAS ,desempenharam ,vários cargos e titulos , foram.....
1 Rei da CORSEGA
28 Senhores Feudatários
27 Podestás
14 Cônsules Soberanos
15 Duques
4 Viscondes
2 Regentes
24 Cardeais
4 Santos
8 Beatos
Generais
Marinheiros
Marqueses
Mercadores
Comerciantes
Banqueiros
Cientistas
Escritores
etç

E os ilustres SPINOLA desconhecidos,
do passado e do presente,
quem foram e quem são ?
Competirá aos SPINOLA do presente , recordar os familiares do passado , anónimas personagens , operários e camponeses etç , anónimas personagens , que foram no dia a dia , pais de familia , ou cidadãos sem história civica.
Amigo SPINOLA e Caro Parente ,salvando o presente em memória do passado , gostaria de fazer uma base de dados e um site , contendo todos os SPINOLA / SPINDOLA / ESPINOLA / ESPINDOLA espalhados por o Mundo .
Por isso gostaria de receber os vossos emails com as vossas preciosas informações , dos dados pessoais dos vossos familiares mais próximos.

2 comentários:

  1. Adorei!
    Grata Pelas informações.
    Um abraço,
    Sendhy Spindola.

    ResponderExcluir
  2. Gosto de tudo o que se refere à Genealogia da minha família. Tenho uma página no wordpress que conta a história dos primeiros Spínolas. Se quiser conhecer, acesse. Tem muitas novidades. Poderá aproveitar.
    https://neuzamariasp.wordpress.com/category/genealogia-spinola/

    ResponderExcluir