quarta-feira, 5 de maio de 2010

Sobrenomes Corrêa, Borges e Oliveira

Por Raissa Corrêa Borges de Oliveira



CORRÊA

Corrêa ou Correia - Sobrenome português classificado como sendo um toponímico, ou seja, de origem geográfica, indica "um lugar onde há muitas corriolas, corrijolas e correias (espécies de plantas)", semelhantes em seus filamentos as correias ou tiras de couro. Em um documento latim do século XIII figura como alcunha (apelido) de “Dominicus Menendi, clericus, dictus Corrigia". No Brasão dos Correias há 6 correias, originadas, é claro, do nome. A família Correia de Portugal procede de Paulo Ramiro, rico homem que passou ao reino com o Conde D. Henrique.

BORGES

Dizem certos genealogistas que a família deste nome se originou em Rodrigo Anes, cavaleiro português que, tendo passado a França, combateu sob o comando do Rei Filipe Augusto, e por se ter ilustrado com feitos valorosos ganhou a estima deste soberano, que lhe cometeu a empresa de ir a socorro da cidade de Bourges, cercada pelos exércitos dos cátaros. Tão bem e valentemente se desempenhou ele desta missão que ficou sendo conhecido pela designação de Chevalier de Bourges. Regressando a Portugal, Rodrigo Anes estabeleceu-se em Trás-os-Montes e viu a sua alcunha transformada em Borges. Pode, no entanto, não passar tudo isto de uma lenda sem o menor fundamento, e o apelido Borges ser uma deturpação do nome espanhol de Borja.

OLIVEIRA

Português - Sobrenome de família portuguesa, cujo membro mais remoto que se conhece é Pedro de Oliveira, casado com Elvira Anes Pestana, filha de João Pestana, o Moço, da qual teve: D. Martim Pires de Oliveira, arcebispo de Braga, que instituiu o morgado de Oliveira no ano de 1350 para seu irmão Pedro e deixou geração ilegítima; Pedro Pires de Oliveira, administrador do morgado de Sobrado ou de Vale de Sobrados, que instituiu e nele nomeou D. Rodrigo, bispo de Lamego, filho de seu tio D. Martinho, e que se recebeu com D. Mor Mendes, de quem deixou filhos; Mem Pires de Oliveira, nomeado em primeiro lugar para administrar o vínculo de Oliveira, casou com Guiomar Martins, filha de Martim Pires Podentes e de D. Teresa Martins, com geração; D. Usenda de Oliveira, mulher de Afonso Anes de Brito, o clérigo de Évora, Maria Pires, casada com Lourenço Pires de Soalhães; João Pires, que sucederia na administração do víncuIo de Oliveira, depois de extinta a linha do primeiro chamado; e Teresa Pires. O solar desta família é no Paço de Oliveira, freguesia de Santa Maria de Oliveira, no termo dos Arcos de Valdevez.




Nenhum comentário:

Postar um comentário